Receita Federal cria Conselho Consultivo sobre Administração Tributária e Aduaneira da União

A Receita Federal publicou a portaria RFB 246/22 que cria o Conselho Consultivo sobre Administração Tributária e Aduaneira da União (Concat).

O Concat tem por finalidade implementar e dar efetividade às ações estratégicas da Receita Federal em conformidade com os padrões internacionais da OCDE com o objetivo de facilitar o cumprimento de obrigações tributárias pelos contribuintes e reduzir custos, com ganhos para toda a sociedade.

O Secretário Especial da Receita Federal, auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, destaca a importância da medida: “vamos reunir especialistas da Casa e da sociedade para discutir de forma propositiva o que podemos oferecer de melhor para a sociedade. Vivenciamos hoje um cenário oportuno para a implementação de iniciativas que no passado não encontraram as mesmas condições atuais. Trazer para o fórum os ex-secretários proporcionará ganhos elevados em realizações. O potencial de entrega à sociedade é enorme e vamos maximizar isso”.

O Secretário ressalta que o Concat é um conceito que pode ser observado por outras instituições: “apesar de estarmos falando de Receita Federal, a ideia de um fórum aberto a compartilhar experiências, visões e pontos de vista diferentes se aplica a todas as administrações tributárias”.

A portaria estabelece que as atividades do Conselho vão abranger, entre outras, análise e discussão a respeito dos seguintes temas:

  • promoção de política de conformidade tributária;
  • simplificação e aperfeiçoamento do sistema tributário;
  • aperfeiçoamento do contencioso administrativo fiscal no âmbito da RFB;
  • juridicidade de atos administrativos editados pela RFB; e
  • abrangência das possibilidades de transação tributária.

A primeira reunião do Concat está prevista para início de dezembro.

Fonte: Receita Federal

Compartilhe esta notícia:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on skype

Notícias recentes